A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia

a vida secreta dos objetos

Simpósio Internacional

“A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia” ocorrerá em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, 03 de agosto de 2015, das 9h às 18h, no TUCA.

Com a participação de 8 palestrantes (4 convidados internacionais e 4 nacionais), o Simpósio Internacional “A Vida Secreta dos Objetos” tem como respaldo o sucesso de público alcançado na primeira edição do evento, realizada em 2012.

Dado seu tamanho, abrangência e caráter eminentemente interdisciplinar, “A Vida Secreta dos Objetos” tornou-se um marco no cenário da comunicação. Tema anteriormente ligado aos sentidos das mensagens da mídia, hoje vem sendo substituído ou complementado por um renovado interesse pelos aspectos materiais e tecnológicos dos processos comunicacionais. É isso que o evento abordará.

Tecnologia e ecossistema midiático

O que unifica os palestrantes de diferentes áreas que irão se apresentar no evento é precisamente a forma como tratam o sistema da mídia a partir da questão de sua materialidade tecnológica e da noção de ecossistema midiático. Fazem isso por meio da eleição de um novo foco de interesse pela questão dos objetos e tecnologias em sua dimensão imediatamente material e não-semântica.

Nesse sentido, a obra de Bruno Latour – um autor que encontra crescente popularidade entre estudiosos de comunicação no Brasil – configura-se como central para essa geração de jovens (e não tão jovens) palestrantes de “A Vida Secreta dos Objetos”. Latour nos aponta para situação atual na qual objetos e discursos são “agentes” igualmente importantes de transformação global.

Internet das Coisas

Smartphones, aplicativos, humanos etc. que entram em choque ou formam alianças uns com os outros, por meio do crescente universo da Internet das Coisas (IoT), por exemplo.

Uma situação histórica pós-moderna na qual o futuro, agora, surge não mais como possibilidade aberta e animadora, mas como algo a ser temido tanto pelos cientistas como pela sociedade em geral, evolvidos nessas novas teias tecnológicas e de consumo.

Amplitude e riqueza dos debates

Esses breves apontamentos dão indicação da amplitude e da riqueza dos debates que têm sido travados recentemente em torno de problemáticas que deverão constituir eixos centrais do Simpósio Internacional “A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia”.

Lucia Santaella, presidente da Comissão Científica (São Paulo)

Erick Felinto, presidente da Comissão Científica (Rio de Janeiro)

Informações:

São Paulo: https://vidasecreta15sp.wordpress.com

Rio de Janeiro: https://vidadosobjetos.wordpress.com

Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/AVidaDosObjetosSP

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: