Linhas de Pesquisa e Grupos de Estudos

Linha de Pesquisa: Semiótica Teórica

Objetivos: Investigar a obra peirceana quanto a: 1) originalidade de seu edifício filosófico centrado na semiótica; 2) fundações fenomenológicas, estéticas e éticas da semiótica; 3) bases semióticas da metafísica; 4) semiótica concebida como lógica no sentido amplo de uma teoria dos métodos de investigação utilizados nas mais diversas ciências; 5) classificação das ciências de Peirce como uma cartografia para inter/multi/transdiciplinaridade; 6) teoria geral dos signos (re-/a-presentação, presentificação).

Grupos de Estudo
Iniciação à Leitura de Peirce

Leituras Avançadas em Peirce

Leituras de Peirce Ciep-Mackenzie

Grupo de Estudos: Para Semiótica Cognitiva e da Arte

Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG

Confrontos entre o realismo especulativo e o realismo peirciano

 

Linha de Pesquisa: Semióticas Específicas

Objetivos: 1) apoiar epistemológica e metodologicamente as investigações científicas e artísticas; 2) enriquecer conceitualmente o campo das teorias que lidam especificamente com signos (música, literatura, artes plásticas, comunicação, psicologia e psicanálise, história, geologia, ecologia etc.; 3) utilizar a teoria geral dos signos como ferramenta para análise de linguagens e processos de comunicação os mais diversos.

Grupos de Estudo
Grupo de Estudos Intersemióticos da Moda: Corpo, Imagem, Artes Cênicas
Semiótica e Games
Grupo de Estudos em Semiótica da Imagem (desativado)
Grupo de Estudos em Audiovisual
Qualisemeion – Grupo de Estudos em Pesquisa Qualitativa e Semiótica Peirceana (desativad0)

Linha de Pesquisa: Semiótica Interdisciplinar

Objetivos: 1) Reconhecer a importância da obra peirceana para o avanço de outros campos; 2) Dialogar com conhecimentos de outras disciplinas, importantes para o aprimoramento teórico e aplicado da semiótica; 3) Avaliar áreas inovadoras e fronteiriças a partir de critérios rigorosos, no sentido de verificar as potenciais aplicações destas ao conhecimento já consagrado; 4) Construir um saber menos fragmentado e diluído, que permita uma compreensão mais abrangente da realidade.

Grupos de Estudo
Teoria Semiótica da Publicidade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: